quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Destaques em controle de infecção hospitalar




A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Municipal São José de Joinville foi implantada em 1992, baseada na portaria nº 2616 do Ministério da Saúde de 12 de maio de 1998, visando à prevenção de casos de infecção no hospital, mantendo assim a qualidade dos serviços oferecidos à população e segurança de seus pacientes.

O foco da CCIH é a prevenção dos casos de infecção hospitalar, minimizando os índices. Uma de suas atribuições é a realização de visitas diárias nos setores assistenciais, pronto socorro e UTI, onde são observados, avaliados e orientados diversos itens referentes ao controle das infecções como, identificação de acesso venoso e equipo, fixação de sonda vesical de demora, controle de temperatura de geladeira, dentre outros cuidados. A partir das conclusões destas visitas são estabelecidas ações corretivas junto aos supervisores destes setores, a fim de promover a adequação das normas e rotinas do controle de infecção hospitalar.

Mensalmente a CCIH realiza um ranking onde são descritas as não conformidades dos setores. Esse trabalho tem gerado uma competição sadia que permite que todos sigam as condutas de biossegurança de uma maneira descontraída, lúdica e com envolvimento de toda a equipe do setor. Desde a implantação deste ranking foram observadas melhorias significativas nos indicadores, nas ações e resultados de controle de infecção em todas as alas em que há pacientes. O excelente resultado fez a comissão desenvolver uma premiação que foi entregue na quarta feira (15/02), aos quatro setores com melhores aferições, agraciados com placas de mérito.

Para a coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Municipal São José, Enfª Fernanda Nunes da Silva, o programa foi recebido de braços abertos pelas equipes de enfermagem. “Cada funcionário vem orientando o colega sobre a importância de observar sempre as orientações. Com o resultado deste comprometimento geral estamos comemorando índices exemplares e de excelência no controle de infecção hospitalar” concluiu a enfermeira.

Premiados:
1        Enfª Flávia – supervisora do setor de AVC;
2        Enfª Valéria – supervisora do setor de oncologia;
3        Enfª Elisabeth – supervisora do setor 1º andar;
4        Enfª Claudia – supervisora do centro de tratamento de queimados.


Adilson Corrêa – 96372322
Assessoria de Comunicação HMSJ