sexta-feira, 16 de março de 2012

Grupo de voluntárias do HMSJ, um exemplo de solidariedade

Uma história de dedicação que começou em 1986 quando cinco mulheres decidiram criar o grupo de voluntárias do Hospital Municipal São José. O trabalho, não remunerado, rende satisfação em ajudar o próximo. Após vinte e seis anos, elas se multiplicaram e hoje aproximadamente 30 integrantes revezam os afazeres. O grupo já equipou quartos do hospital com televisores, ventiladores de teto, cadeiras, estofados, roupas de cama, entre outros utensílios. O dinheiro para as aquisições é conquistado por meio de rifas, bingos, cafés beneficentes e a venda de artigos diversos no brechó que o grupo mantém no prédio administrativo da unidade hospitalar.


A aposentada Rosi Mari da Silva, 65 anos, está há seis liderando as voluntárias. Reeleita recentemente para mais um mandato, Rosi ficará no cargo por, no mínimo, mais dois anos. Viúva desde 1986, mãe de uma única filha e avó de duas crianças, a aposentada mora sozinha e divide os serviços de casa com a caridade. Em 1996, teve um câncer no estômago, foi tratada e curada no HMSJ. Como forma de agradecimento pela segunda chance que recebeu, entrou para o grupo no ano 2000, e nunca mais o deixou. “Depois que entrei aqui nunca mais fiquei doente”, conta. Em toda a história das voluntárias, Rosi é a que ficou mais tempo como presidente.


A manutenção das ações realizadas pelo grupo, não é tarefa fácil. Desde a gasolina do carro para transportar os materiais adquiridos através da compra ou de doações, até o fio de costura para reformar alguma peça de roupa que será vendida no brechó, tudo é custeado por elas. Ano passado, as voluntárias renovaram todas as forrações de cadeiras do 1° andar e da Oncologia, além de por televisores em todos os quartos do 3° andar. Nos primeiros meses de 2012 colocaram película nos vidros de todas as janelas da Ortopedia e Oncologia, para evitar a exposição dos pacientes ao sol, além da compra e instalação de nove ventiladores para o setor.


Além de melhorias na parte estrutural do hospital, as voluntárias oferecem todos os dias aos pacientes do setor de radioterapia duas sessões de café, sempre nos períodos da manhã e tarde. Os pacientes desta ala geralmente estão muito debilitados e, segundo Rosi Mari, precisam se alimentar para suportar melhor o tratamento. “Além das reformas, mobília, roupas, entre outros bens materiais, nosso objetivo é a humanização do hospital. Somos, além de tudo, amigas dos pacientes”, diz Rosi, que está no hospital toda segunda, terça, quinta e sexta-feira.



FOTO
Rosi Mari da Silva na sala do grupo das voluntárias do Hospital Municipal São José sediada no térreo do prédio administrativo em frente à recepção.

No local podem ser deixadas doações onde também funciona um brechó aberto diariamente ao público.



Assessoria de Comunicação HMSJ.