quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

U-AVC do São José completa 15 anos


Hospital São José de Joinville, um dos principais pólos de referência no tratamento de AVC do Brasil

Reconhecido como a maior causa de mortes no país e principal causa de incapacidade no mundo, o AVC – Acidente Vascular Cerebral, popularmente conhecido como “derrame”, é apenas um dos tipos de ataques ao cérebro – o AVC hemorrágico – que nem sequer é o mais comum, acontece quando um vaso se rompe e o sangue extravasa alagando uma área da massa cinzenta. Já o AVC isquêmico, que representa 80% dos casos, ocorre quando a obstrução de uma artéria bloqueia o fluxo de sangue que deveria irrigar uma determinada região. Mas nos dois tipos o resultado é o mesmo: as células da área afetada morrem, causando diversas seqüelas. Dependendo do local da lesão, pode provocar desde a morte da pessoa até paralisias, problemas de fala, de visão, de memória, entre outros. Isso é uma realidade para 2/3 dos pacientes que sobrevivem a um ataque desses.

É no setor conhecido como JS do Hospital Municipal São José de Joinville, uma homenagem ao médico Dr. João Schlemm, que funciona desde 1997 a Unidade de Acidente Vascular Cerebral (U-AVC). A ala que mantém 24 leitos para a especialidade neurológica, foi pioneira no território nacional em oferecer através da Unidade do Tipo Mista, atendimento a pacientes na fase aguda e reabilitação. Através de convênios com clínicas neurológicas, o hospital dispõe do que há de mais moderno e eficaz em métodos de tratamento. A instituição mantém ainda um programa de residência médica em neurologia com residentes de plantão 24 horas/dia e equipe de sobreaviso 24 horas/dia.

Com o resultado do bom desempenho de Joinville na pesquisa e tratamento do AVC, a cidade representa Santa Catarina na rede nacional para o AVC, formada pelo Ministério da Saúde. Segundo a Dra. Carla Moro, que coordena o grupo, o tema vem ganhando cada vez mais importância, principalmente quanto aos resultados que a prevenção possibilita no caso da doença. “Quando a pessoa chega ao pronto-socorro do São José apenas com uma suspeita, ela é imediatamente internada. Não queremos que o paciente tenha um AVC”, completou a neurologista.

Na sexta feira 03/02, a Unidade de AVC (U-AVC) completou 15 anos. O momento foi de comemoração para o hospital São José que reservou a sala do memorial para as homenagens. Na ocasião o médico neurologista Dr. Norberto Cabral, enalteceu o trabalho da equipe multidisciplinar composta por médicos especialistas e residentes, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas. “A taxa de incidência de mortalidade e letalidade caiu nos últimos 10 anos em Joinville. Isto se deve às melhores condições de prevenção primária e do atendimento hospitalar. Parabéns pelo trabalho”, concluiu Cabral.

Adilson Corrêa – 96372322
Assessoria de Comunicação HMSJ