sexta-feira, 10 de junho de 2011

Doação de cadeira de rodas para a Unidade de AVC do São José.




















A unidade de AVC - Acidente Vascular Cerebral - do Hospital Municipal São José recebeu nesta quinta-feira (9/6) uma cadeira de rodas especialmente adaptada para o transporte de pacientes acometidos da doença, que no meio popular é chamada de derrame e, segundo dados da OMS - Organização Mundial da Saúde - é responsável por 10% das mortes no planeta, no Brasil é a principal causa de incapacidade. O equipamento foi doado pela Clínica Neurológica e Neurocirúrgica de Joinville. A entrega foi feita pela médica-neurologista e coordenadora da U-AVC do São José, Carla Heloísa Cabral Moro. "É uma forma de retribuir ao hospital e pacientes o apoio que o serviço de neurologia recebe para a realização de pesquisa clinica", afirmou Carla.

A U-AVC do Hospital São José dispõe de 24 leitos especificamente para o tratamento da doença e conquistou ao longo dos anos o nível de referência para o País.

A médica-neurologista Carla Heloísa Cabral Moro é coordenadora da U-AVC do São José e participou no início do mês de maio junto com o também médico neurologista Alexandre Longo de um seminário internacional sobre Hemorragia Sub-aracnóide, HSA, também conhecida como hemorragia meníngea espontânea, que pode provocar hidrocefalia. Na ocasião, detalhes de uma nova medicação para evitar vasoespasmos também foram divididos com os especialistas.

Na Vigésima Conferência Européia de AVC ambos apresentaram dois trabalhos científicos que foram coordenados pelo médico neurologista Dr. Norberto Cabral. Dra. Carla afirmou que não se questiona mais os benefícios da internação do paciente em uma Unidade de AVC, e que todos os países desenvolvidos têm o acesso a internação em uma Unidade de AVC garantido por lei.