segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Novos sistemas estão sendo implantados no Hospital São José

A tecnologia RFID (em português, Identificação por Rádio Frequência) já está em fase de implantação nos enxovais hospitalares do Hospital Municipal São José. Todas as roupas de cama, roupas cirúrgicas, uniformes e cobertores estão sendo catalogados por meio de um chip colocado dentro de uma etiqueta costurada nas peças. Com essa tecnologia, é possível monitorar toda a logística de distribuição, recolhimento, envio para a lavanderia e entrega do material limpo novamente ao hospital.

Além disso, fica disponível em um banco de dados a quantidade de peças, o peso total do enxoval, para que setor foi enviado, a data e o horário. Também é monitorado o tempo de duração de cada peça, podendo dessa forma ser analisada a qualidade do tecido. Com este chip, o hospital tem total controle de furtos e extravios de todas as peças catalogadas.

Das aproximadamente 40 mil peças que circulam pelo Hospital São José, cerca de 10 mil já foram identificadas com o chip. Segundo Marcos Germano Richartz, supervisor de hotelaria do hospital, a meta é que em 90 dias todos os enxovais hospitalares estejam catalogados. “Este chip já está há dois anos no mercado, o material é resistente a produtos químicos, calor e pode ser lavado e esterilizado”, explica Marcos. Ele afirma também que a referida tecnologia é a melhor disponível no mercado.






Sistema identificação de pacientes

Outro novo sistema em implantação no Hospital São José é o de identificação de pacientes por meio de uma pulseira que contém impresso o nome completo, nome da mãe, data de nascimento, idade, sexo, número do prontuário e data de internação. Esta medida proporciona maior segurança aos pacientes, pois diminui o risco de erro nas medicações e nos procedimentos médicos.

Segundo o enfermeiro Carlos Gustavo Reis Ferro, um dos idealizadores do projeto, a pulseira possui bordas atraumáticas, com fecho atraumático e inviolável, é atóxica, hipoalérgênica, antibacteriana e resistente a água. “Este sistema é usado em diversos hospitais e identificamos que seria também bem-vindo aqui no São José”, conta.

A implantação do novo sistema é fruto do trabalho de conclusão realizado por um grupo de médicos, fisioterapeutas e enfermeiros do Hospital Municipal São José para o curso de "Gestão do cuidado ao paciente crítico" oferecido pelo Hospital Sírio Libanês em 2009/2010.

Assessoria de comunicação HMSJ
34416681 - 96372322