sexta-feira, 23 de março de 2012

Acelerador Linear do Hospital São José irá operar com tecnologia 3D



Na última sexta-feira, 16/03, foi realizado o chamado "Teste de Aceite" referente à implantação da tecnologia 3D no Acelerador Linear da Radioterapia do Hospital Municipal São José. Feito em um bloco, chamado Fanton, o material possui um detector de radiação em sua parte interna onde é possível saber se os raios estão atingindo a área lesionada do paciente.

Diferente da tecnologia 2D, que era utilizada até então, o uso das três dimensões permite que a lesão seja visualizada de forma precisa. A radiação é direcionada exatamente no local demarcado pelo médico, protegendo os tecidos em volta da área lesionada e diminuindo os riscos para o paciente. “Com o 3D, essa demarcação ganha, além dos parâmetros de largura e altura disponíveis na tecnologia 2D, a noção de profundidade”, afirma o Dr. Ricardo Polli, médico responsável pela Radioterapia do Hospital São José.

O acelerador linear deve começar a operar com a tecnologia 3D nos próximos dias, faltando apenas a instalação do aparelho de processamento de dados, que deve ser liberado em breve. A utilização das três dimensões inicia com apenas um paciente, aumentando gradativamente. O número de atendimentos, com esta tecnologia, terá a média de 60 procedimentos diários. “O 3D não aumenta a quantidade de atendimentos, e sim a qualidade. Ele otimiza o tratamento e beneficia nossos pacientes”, diz Polli.

A outra boa notícia é a volta da máquina Cobalto 60, utilizada na Radioterapia antes da chegada do acelerador linear. O aparelho, que está em manutenção, deve voltar a operar no mês de abril, segundo a física Aline Gonçalves. “A máquina de cobalto será utilizada em casos onde não é necessário o uso do 3D, são aproximadamente mais 40 atendimentos por dia, totalizando em cerca de 100 pacientes atendidos diariamente”, completa.

Assessoria de Comunicação HMSJ
3441-6681 – 96372322