segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Hospital São José promove ação sobre cuidados com AVC



A cada seis segundos, independentemente da idade ou sexo, alguém em algum lugar do mundo morre de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Mais do que uma estatística de saúde pública, os números refletem a existência de uma epidemia silenciosa.

O Acidente Vascular Cerebral ocorre em qualquer idade, inclusive em crianças. É a segunda causa de falecimentos no mundo, responsável a cada ano, por seis milhões de mortes. Número de óbitos maior que AIDS, Tuberculose e Malária juntos. No Brasil a doença é a primeira causa de morte e incapacidade, causando enorme impacto econômico e social.
Para alertar a população sobre os riscos da doença a Organização Mundial de AVC (World StrokeOrganization-WSO) lançou em 29 de outubro de 2010 - dia mundial do AVC - a campanha “Um em cada seis”. A ação tem o objetivo de reduzir o impacto da doença e promover seis desafios básicos;

1-           Conheça os fatores de riscos: hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, arritmias cardíacas – fibrilação atrial.
2-           Seja fisicamente ativo exercitando-se regularmente.
3-           Evite a obesidade, mantendo dieta saudável.
4-           Limite o consumo de álcool.
5-           Evite o fumo de tabaco
6-           Conheça os sinais de alerta de um AVC.

Em Joinville, a unidade de Acidente Vascular Cerebral do Hospital Municipal São José elaborou uma programação com o intuito de promover e conscientizar a comunidade sobre os riscos da doença e os cuidados ao paciente com déficit neurológico. A U-AVC do São José dispõe de 24 leitos especificamente para o tratamento da doença. A unidade conquistou recentemente o maior nível (3) de referência no tratamento das urgências cerebrovascular.


PROGRAMAÇÃO JOINVILLE

23/10 :
·        CAMINHADA DE COMBATE AO AVC, encontro as 10:00hs na Casa da Cultura ( Rua do Lazer )
·        JOGO DE FUTEBOL: JEC x Chapecoense, as 17:00hs na Arena quando os jogadores entrarão com a camiseta da campanha em campo e será solicitado 1 minuto de silêncio pelas  vidas perdidas pela principal causa de morte no Brasil e principal causa de seqüelas no mundo.
·        Será realizada distribuição e explicação dos folders da campanha.

24/10: 13:30 - Apresentação no Humaniza SUS sobre a Unidade de AVC do HMSJ
25/10: 08:00 as 18:00hs - Orientação no memorial do HMSJ de funcionários e cuidadores realizada
pelos integrantes da U-AVC

29/10:
·        Distribuição de folders da campanha nos principais supermercados da cidade ( Bistec, Angeloni, Giassi, Vitorino, Big ), e Hospital Municipal São José.
    
DURANTE A SEMANA:

·        Ônibus circulando com “busdoor” alusivo à campanha

·        TV info dentro dos ônibus com vídeo sobre os sinais sugestivos de AVC e orientações sobre a conduta a ser tomada frente a possível evento

·        Entrevistas rádio, televisão, jornais

·        Palestras na Univille sobre o que é o AVC, sinais e sintomas e conduta a ser tomada frente a um possível evento

·        21/10 : 15hs, na igreja do bairro Fátima, alunos de enfermagem do Iellusc farão trabalho de conscientização com palestra dosagem de glicemia capilar e aferição da pressão arterial. Importante lembrar que este bairro registra a maior incidência de AVC na cidade

·        Palestras no Hospital Municipal São José e Centro Hospitalar Unimed para funcionários e público em geral e utilização de TVs com o vídeo sobre os sinais sugestivos de AVC e orientações sobre a conduta a ser tomada frente a doença.

·        Entrevistas rádio, televisão, jornais


Realização:      Associação Brasil AVC
                       Unidade de AVC – HMSJ -Jlle
                       Liga de Neurologia da Univille
                       Programa de Residência Médica do Hospital Municipal São José


Apoio:  Clínica Neurológica de Joinville
             Centro Hospitalar Unimed
             Câmara de Vereadores de Joinville



Assessoria de Comunicação HMSJ
Adilson Corrêa - 96372322