terça-feira, 26 de outubro de 2010

I Jornada Acadêmica Integrada


Responsável pela constante atualização da unidade e pela promoção do conhecimento, o Serviço de Residência Médica em Ensino Pesquisa e Treinamento (SRMEPT) realizou, no dia 21/10, a I Jornada Acadêmica Integrada, que teve o apoio das instituições participantes e de coordenadores.


O objetivo é promover a integração entre as diversas áreas da Residência. Durante o encontro, no auditório do SRMEPT, acadêmicos apresentaram aos colegas os trabalhos que vêm desenvolvendo no hospital. Todos ganharam um certificado de participação.


Com a divulgação de suas pesquisas, os residentes promovem a troca e a multiplicação do conhecimento. E ganham o devido reconhecimento pelo desempenho e resultados.


Os Programas de Residência Médica tiveram início há, aproximadamente, 20 anos. De lá pra cá, o São José já formou mais de 350 especialistas. Atualmente, o hospital conta com 93 residentes, 14 cursos na área médica e um na área odontológica.





Trabalhos apresentados




“Differences in Stroke Incidence Among City Districts: Could they provide clues to Evaluate Primary Prevention?”


Autores: Norberto L. Cabral; Alexandre Longo; Carla Moro; Priscila Ferst; Fabiano A. Oliveira; Celso V. Vieira; Jose Eluf-Neto; Luiz Augusto M Fonseca; Anderson R. R. Gonçalves.


Resumo: O preceptor Norberto Cabral apresentou um estudo sobre os casos de AVC registrados em Joinville, entre os anos 2005 e 2007. A abordagem considerou a qualidade do atendimento ao paciente e dos cuidados de prevenção à doença. O resultado da análise revelou que Joinville (cidade industrial, localizada no sul do Brasil) tem um índice de mortalidade por AVC similar ao de países de primeiro mundo.







“Repercussão da sepse grave sobre a mortalidade global e qualidade de vida após a alta hospitalar.”


Autores: Kalinca Daberkow Vieira, Roman Orzechowski,,Keitiane Michele Kaefer, Rodrigo Soares da Silva, , Viviane Renata Zaclikevis, Milton Caldeira Filho, Carla Werlang Coelho, Glauco Adrieno Westphal.


Resumo: A residente Kalinca Vieira apresentou um estudo sobre os pacientes internados com sepse grave/choque séptico, entre 2005 e 2007, no Hospital Municipal São José (HMSJ) e no Centro Hospitalar Unimed (CHU). Em contato com familiares, verificou que a sepse grave compromete a qualidade de vida dos sobreviventes em aspectos variados. Pôde, também, concluir que o risco de morte é maior durante o primeiro ano após a alta hospitalar.







“Conhecimento da população em relação a caso clínico de Acidente Vascular Cerebral (AVC).”


Autores: Dra. Carla H. Moro; Roberta Werlich; Octávio Pontes Neto.


Resumo: A médica Carla Moro apresentou uma análise baseada na aplicação de um questionário contendo um caso clínico de AVC. 300 indivíduos, com idade entre 18 e 80 anos, responderam as perguntas. O resultado demonstrou que 75% dos entrevistados souberam reconhecer os sinais e sintomas do caso de AVC. Apesar disso, poucas pessoas sabiam o número do serviço de urgências e emergências. O estudo sugere que a intervenção de campanhas educativas pode aumentar o conhecimento sobre o AVC e gerar um impacto positivo na saúde pública.