sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dia Mundial do AVC


No mundo, uma em cada seis pessoas terá um Acidente Vascular Cerebral, o popular “derrame”. A cada seis segundos, uma pessoa morre por causa de um AVC. A cada ano, o AVC é responsável por cerca de seis milhões de mortes – mais do que a AIDS, a tuberculose e a malária juntas. No Brasil, o AVC é a primeira causa de morte e incapacidade.

A Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization – WSO) pede medidas urgentes para enfrentar essa epidemia silenciosa. Sob a bandeira Uma em cada seis, a WSO coloca a luta contra o derrame como tema central da agenda global de saúde. Todos correm o risco e as estatísticas podem ficar alarmantes se nada for feito. No Dia Mundial de AVC – 29 de outubro – informe-se e multiplique a informação.

A campanha comemora o fato de que a doença pode ser prevenida. E, os sobreviventes de AVC podem recuperar-se totalmente e manter a qualidade de vida com atendimento e suporte adequados.

A Semana Nacional de Combate ao AVC, de 23 a 29 de outubro, é resultado da união entre a Associação Brasileira de Neurologia, a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, a Rede Brasil AVC, a Associação Médica Brasileira, os diversos capítulos regionais da ABN e milhares de profissionais da saúde - neurologistas, fisioterapeutas, socorristas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais etc.

A campanha nacional de educação e alerta à população mobilizou, ainda, pacientes, familiares e amigos em Salvador, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Ribeirão Preto, Fernandópolis, Goiânia, Belo Horizonte, Montes Claros, Manaus, Florianópolis e Joinville. Palestras, audiências, caminhadas, distribuição de panfletos, presença em rádios, TVs e jornais chamaram a atenção da sociedade contra este inimigo silencioso.

Além de orientações, a ação contou com medidas preventivas como aferição de pressão e glicemia, e treinamentos de profissionais da emergência.

O Hospital São José promove o curso Abordagem e Cuidados ao Paciente PÓS-AVC, até o dia 10 de novembro. Os módulos incluem noções de neuroanatomia, diabetes, prevenção da úlcera de pressão, prevenção da infecção respiratória, anticoagulação, aspectos psicológicos, entre outros. O objetivo é capacitar a equipe interdisciplinar para o atendimento na unidade AVC do hospital, que é a primeira do país e completa 14 anos.