quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Mutirão do São José prossegue neste sábado

A idéia de realizar o mutirão de cirurgias surgiu após o término da greve dos servidores públicos do município. O encontro promovido no auditório da instituição reuniu a direção do Hospital Municipal São José e líderes de setores da unidade. O grupo elaborou na ocasião, estratégias a fim de amenizar o impacto causado pela paralisação. Uma das decisões foi a de intensificar uma prática, que ao longo do tempo, vinha sendo utilizada eventualmente no hospital, os mutirões.

Desde então já foram realizados 64 procedimentos. Por especialidades, foram 19 cirurgias ortopédicas (ombro, membro superior e membro inferior), 35 de cirurgia geral (retirada da vesícula por videocolecistectomia) e 10 ortopédicas de joelho (videoartroscopia).

Neste sábado dia 06/08 o mutirão terá seqüência. Serão 15 cirurgias de videocolecistectomia, procedimentos de retirada da vesícula por intermédio da utilização de vídeo. A colecistectomia videolaparoscópica, como é chamada, é uma das operações mais realizadas e mais freqüentes das cirurgias abdominais. O método apresenta muitas vantagens como à diminuição do tempo de cirurgia, internação, intensidade da dor no pós-operatório e menor trauma.

Dentro do critério de escolha dos pacientes atendidos está a obediência à ordem cronológica da fila de espera, todavia, os selecionados não podem ter complicadores de saúde além da necessidade cirúrgica, como cardiopatias ou complicações respiratórias, por exemplo. “Este cuidado contribui para uma recuperação rápida evitando a permanência prolongada nos leitos do setor de internação”, esclarece o diretor presidente do Hospital São José Tomio Tomita. 

Assessoria de Comunicação HMSJ
Adilson Corrêa - 47 - 9637-2322