segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Hospital São José na luta contra o câncer

No Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27 de novembro, o Jornal Notícias do Dia trouxe uma reportagem especial sobre a realidade de pessoas que lutam contra a doença. “Histórias de luta pela vida” conta a rotina e a esperança de quem está internado, ou faz tratamento, na unidade de oncologia do Hospital Municipal São José.


O câncer é a segunda causa de morte no Brasil. Em 2009, o Hospital São José atendeu 18.066 casos da doença – sendo 15.226 moradores de Joinville e 2.840 de outros municípios. Este ano, só até outubro, já são 14.146 casos registrados – 12.080 de Joinville e 2.066 de outros municípios.


O médico Ricardo Polli, radiologista do hospital, apresentou à reportagem do NDia os tratamentos oferecidos na unidade. E, falou das vantagens que o acelerador linear irá trazer, em relação à bomba de cobalto. Na quinta-feira (25), técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) vistoriaram o equipamento. A análise servirá como base para a autorização de seu funcionamento – o relatório final deve ser apresentado nos próximos dias.


De janeiro a outubro deste ano, o São José realizou 26.284 sessões de radioterapia, em 875 pacientes. No mesmo período, foram feitas 11.476 sessões de quimioterapia, em 7.283 pacientes. Durante todo o ano de 2009, foram 30.167 sessões de radioterapia, em 1.089 pacientes; e 12.411 sessões de quimioterapia, em 8.012 pacientes.


O Jornal A Notícia, de sábado (27), também abordou o tema. A edição trouxe os índices de mortalidade da doença, em Joinville, de dez anos para cá. Em 2000, foram registradas 281 mortes por câncer, na cidade. Este ano, de janeiro a julho, já são 293.


As estatísticas mostradas na matéria do AN indicam que o número de vítimas do câncer dobrou, em Joinville, na última década. Em 2000, a média era de cinco mortes por semana. Hoje, são registradas cerca de dez mortes por semana.


Ricardo Polli também falou à reportagem do AN. Para ele, a doença avançou em função do ritmo de vida acelerado das pessoas, seus hábitos alimentares, exposição prolongada ao sol e consumo de álcool e cigarro.


O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura do paciente. São raros os tipos de câncer que podem ser prevenidos, por isso a realização de exames e o cuidado com a saúde são os principais aliados no combate à doença.


O Hospital São José agradece a todos os servidores e colaboradores do setor de oncologia. Agradece, também, a atenção do médico Ricardo Polli, que recebeu prontamente a imprensa, inúmeras vezes. E, em especial, os pacientes Araci Martens, Aline Knopka, Raimundo Alves dos Santos, João Albino Chucorz, Josiane Klitzke e João José da Silva, que tiveram a sensibilidade de compartilhar suas histórias e contribuir para a conscientização da sociedade.