terça-feira, 16 de novembro de 2010

Hospital São José faz primeiro transplante ósseo de Joinville

Na mesma semana em que acontece o 5º Encontro de Transplantes do Sul do Brasil, promovido pela Fundação Pró-Rim (12 e 13), o Hospital São José comemora o primeiro transplante ósseo de Joinville, realizado nessa quinta-feira (11). O paciente se recupera bem e deve receber alta ainda este mês.

A operação durou quatro horas e foi coordenada pelo médico André Moura, cirurgião ortopedista concursado do São José. A equipe contou, ainda, com um médico anestesista e dois técnicos de enfermagem, sendo um instrumentador. O tecido doado foi captado pelo Banco de Ossos do Hospital de Clínicas da UFPR, em Curitiba.


O paciente é de Joinville e tem 70 anos de idade. Por causa de uma prótese de quadril antiga, os ossos adjacentes estavam desgastados. A prótese foi substituída por uma nova e a região comprometida recebeu o enxerto de tecido ósseo. Ele deve voltar a andar normalmente dentro de dois meses.


O cirurgião ortopedista André Moura explica as vantagens deste tipo de transplante. "O osso é um tecido, cuja composição é semelhante à de um mineral vivo. Por isso, diferente do órgão, é quase impossível haver rejeição, a não ser por uma infecção", esclarece André. A recuperação do paciente é mais rápida e requer menos medicação.


Os ossos são, previamente, submetidos ao mesmo protocolo aplicado a órgãos para doação -avaliação qualitativa; exames diagnósticos de doenças (hepatite, AIDS etc.) e outros. O transplante é indicado para casos de perda de massa óssea (osteólise); falhas na formação óssea e articular; alterações congênitas e tumores.


O Hospital São José é credenciado pelo Ministério da Saúde para transplantes de tecido músculo-esquelético desde o início do ano. A portaria nº 32, de 20 de janeiro de 2010, habilita o hospital e a equipe de ortopedistas, composta por 16 profissionais, a executar o procedimento.


O médico André Moura é formado pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, em Curitiba. Fez residência em Ortopedia no Hospital Evangélico, e especializou-se em Cirurgia do Quadril no Hospital Ortopédico de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Realizou curso de transplante osteocondral na AANA, em Chicago (EUA). Atualmente é presidente do Comitê de Ortopedia da Unimed de Joinville. E atua no corpo clínico do Hospital Municipal São José desde 2005.