terça-feira, 16 de outubro de 2012

Hospital São José realiza 16 cirurgias de oncoginecologia e mastologia em uma semana


O mutirão de cirurgias eletivas de oncoginecologia e mastologia do Outubro Rosa no Hospital São José foi um sucesso. Entre os dias 1° e 05 de outubro, uma sala do Centro Cirúrgico Geral foi disponibilizada exclusivamente para procedimentos de médio e grande porte dessas especialidades, e foi batizada de “Sala Rosa”. Ao todo, foram 16 cirurgias realizadas.

Entre as beneficiadas com o mutirão está Silvana de Carvalho Coppola, 43, técnica em enfermagem do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt. Ela fez mastectomia bilateral, que consiste na retirada das duas mamas, e também a reconstrução de ambas. O diferencial nessa história é que ela não tinha tumor em nenhum dos seios, o procedimento foi realizado como cirurgia preventiva. “Meu histórico familiar mostra um grande número de parentes próximos que tiveram câncer de mama, inclusive minha mãe, que morreu por causa disso”, conta. De acordo com os diagnósticos médicos, havia uma grande possibilidade de ela desenvolver o câncer em, no mais tardar, dez anos. Silvana economizava há sete anos para poder ser operada e colocar as próteses, até descobrir que o SUS estava realizando esse procedimento. A partir daí foram diversos exames até que em março deste ano o médico que acompanhava seu caso a encaminhou para cirurgia, que veio a acontecer com a ajuda do mutirão do Outubro Rosa no HMSJ. “Sinto-me aliviada, pois vi familiares sofrendo e minha mãe morrendo devido ao câncer de mama. Agora estou tranqüila, e sei que poderei passar muito tempo com meus filhos”, completa Silvana.

No ano passado, na primeira edição do Outubro Rosa no Hospital São José, o Centro Cirúrgico Geral disponibilizou um dia para realização de cirurgias de oncoginecologia e mastologia. “A realização dessas 16 cirurgias evidenciam a proporção do evento em relação ao ano passado no qual apenas três pacientes foram contempladas”, enfatiza o enfermeiro Carlos Alexandre, coordenador do Centro Cirúrgico Geral.