sexta-feira, 18 de maio de 2012

HMSJ recebe visita dos Ministérios da Saúde e da Educação

sNa manhã de quinta-feira, 17 de maio, Diane Lago, representante do Ministério da Saúde, e Marta Cherini, representante do Ministério da Educação, estiveram no Hospital Municipal São José para avaliar a execução do Termo de Ajuste para manutenção da Certificação de Hospital de Ensino, elaborado a partir da visita feita em março do ano passado. Em reunião com o diretor-presidente Armando Lorga, o diretor-executivo Fabricio Machado, o gerente técnico Jorge Wünsch e a secretária da saúde Antonia Grigol, foram apresentados todos os ajustes já concluídos e aqueles que estão em fase de implantação ou adequação.

O Termo de Ajuste foi enviado ao hospital em abril de 2011, estipulando o prazo de 180 dias para o cumprimento. No mês de outubro do mesmo ano, dentro do tempo disponibilizado para as adequações, a instituição enviou um ofício contendo todo o processo de implantação das recomendações feitas pela Comissão de Certificação, concluídas ou em andamento. Segundo Diane Lago, um ponto muito importante é a visível preocupação da gestão atual em cumprir com todas as exigências estabelecidas. “A avaliação parcial está concluída, em princípio, tudo está dentro dos conformes, mas vamos prosseguir com as análises para mais adiante elaborar um relatório final ”, completa.

No período da tarde, as representantes da Comissão de Certificação fizeram reuniões com os médicos residentes e, posteriormente, com os médicos responsáveis pelas especialidades chamados de preceptores. Depois deste segundo momento, a avaliação foi concluída com uma visita por todas as dependências do hospital. O parecer das avaliadoras será apresentado até a próxima terça-feira, 22 de maio. Em seguida, esse documento será enviado para a Comissão de Certificação, em Brasília, que irá decidir se mantém ou não a certificação de Hospital de Ensino do São José. Dentro do Termo de Ajuste, foram recomendadas adequações físicas em alguns pontos estruturais e nos processos de informatização e humanização da unidade hospitalar. Para o Dr. Armando Lorga, essa avaliação dos Ministérios da Saúde e da Educação é extremamente positiva para a instituição. “O Termo de Ajuste acrescenta aprendizado e novos desafios a serem alcançados pela gestão”, afirma.



A Residência Médica no Hospital Municipal São José

Teve início com o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, criado em 1987, na Secretaria Municipal da Saúde.

O Primeiro Programa de Residência do HMSJ foi de Anestesiologia, em 1992, seguindo-se os Programas de Residência Médica em Clínica Médica (1992), Cirurgia Geral (1995), Pediatria (1995), Nefrologia (1995), Medicina Intensiva (1995), Ortopedia e Traumatologia (2000), Neonatologia (2000), Patologia (2004), Neurologia (2006), Cirurgia de Mão (2007), Tratamento da Dor (2007) e Cirurgia da Coluna (2009).

Todos os Programas de Residência Médica são credenciados pelo MEC, obedecem à Lei 6.932 de 07/07/1981 e às resoluções emitidas pelo CNRM (Conselho Nacional de Residência Médica) e são considerados curso de pós-graduação, nível especialização. Também oferecemos, desde 2008, o Programa de Residência Odontológica em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial.

Atualmente, é oferecido 52 vagas distribuídas entre os diversos programas. Os Programas de Residência Médica e Odontológica do Hospital Municipal São José têm sido reconhecidos pela sua qualidade e a procura de vagas cresce anualmente.

Aproximadamente, 30% dos médicos egressos dos Programas permanecem em Joinville, onde se integram aos corpos funcionais dos diversos Hospitais da cidade. Vários deles participam ativamente na orientação dos médicos residentes e estudantes de medicina.

Uma instituição que acompanha o crescimento do mercado tem como um dos focos o treinamento de sua equipe. Treinamento “refere-se à aquisição de conhecimento, habilidades e competências como resultado de formação profissional ou do ensino de habilidades práticas relacionadas às competências úteis específicas”. O treinamento tem por finalidade ajudar a instituição a alcançar os objetivos, proporcionando oportunidade aos funcionários de todos os níveis a obter uma melhor qualificação.

Com o treinamento, a instituição alcança:

- Aumento da produtividade
- Melhoria na qualidade dos resultados
- Redução de custos, retrabalho, etc.
- Otimização da eficiência
- Elevação do saber
- Aumento das habilidades
- Redução do índice de acidentes e infecções
- Melhoria do clima organizacional
- Aumento da motivação pessoal


Assessoria de Comunicação HMSJ
3441-6681 – 96372322