terça-feira, 10 de maio de 2011

Ministério Público comprova descumprimento de ordem judicial no Hospital São José

FONTE - Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville - (10/05/2011).


Durante visita ao Hospital Municipal São José, na tarde desta terça-feira (10/05), a promotora Rosemary Machado da Silva, da Promotoria de Cidadania do Ministério Público-SC, disse ter constatado o descumprimento de uma ordem judicial - o não cumprimento da liminar do juiz Renato Roberge que proibia greve na área de Saúde em Joinville. "Houve um desrespeito ao juiz e ao cidadão", avaliou.


Acompanhada do diretor-presidente do São José, Tomio Tomita, e do diretor clínico, Luiz Carlos Ferreira, a promotora visitou dependências do hospital, incluindo o pronto socorro e o centro cirúrgico, que mantinha em funcionamento apenas uma de suas seis salas. No final da visita, a promotora solicitou à direção do Hospital a lista dos 69 servidores da unidade que não compareceram ao trabalho nesta terça-feira para "tomar as medidas cabíveis".


A promotora também orientou à direção do Hospital a abrir imediatamente processo administrativo contra todos os servidores grevistas. Ela lembrou que o Hospital São José já enfrenta dificuldades atuando com seu quadro completo e que esta situação só agrava os problemas. "Toda pessoa que se sentir prejudicada pelo falta de atendimento em função da greve, deve procurar o Ministério Público", aconselhou a promotora. "Existem setores que não podem parar", reforçou.


Com o quadro de funcionários reduzidos drasticamente, Tomio Tomita não escondia sua preocupação com relação ao atendimento na unidade. A direção clínica foi obrigada a suspender cinco cirurgias de pacientes com câncer - todas de urgência - que estavam programadas para esta quarta-feira (11/5).
Dos 69 servidores que não compareceram ao trabalho, 43 são técnicos de enfermagem.


A direção estuda alternativas para manter o Hospital em funcionamento. Está sendo avaliada a possibilidade de contratação de funcionários em regime de caráter temporário emergencial, conforme possibilita a legislação. Já existe uma lista com base no último processo seletivo para a contratação de servidores temporários.

Foto - Mauro Artur Schlieck (SECOM)