quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Pesquisas da Residência Odontológica ganham destaque

O programa de residência odontológica do Hospital Municipal São José tem apenas dois anos e já rende frutos para a comunidade acadêmica. O artigo “Síndrome de Gorlin: relato de envolvimento familiar” é resultado do trabalho dos residentes Rafael Hilgerp e Felipe Ribeiro e foi publicado na BM&F (Revista de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial) – o periódico mais importante dessa área.


A Síndrome de Gorlin é uma doença hereditária. O cirurgião dentista Luiz Afonso da Fonseca, coordenador da residência odontológica, explica tratar-se de “uma patologia que reside no código genético, precisamente, em um gene dominante. Isso significa que a chance de o portador passar para os filhos é muito grande”.


O estudo teve início em 2009 com o acompanhamento de três pacientes do hospital, um homem e suas duas filhas. As meninas são de mães diferentes, o que torna o caso ainda mais peculiar e fértil para o desenvolvimento de pesquisas científicas. “A Síndrome de Gorlin é de alta complexidade. Foram anos e diversos médicos até a família descobrir o diagnóstico aqui no São José”, explica o dentista Rafael Hilgerp sobre a relevância dos registros.


As principais manifestações da doença são carcinomas basocelulares (câncer de pele), tumores odontogênicos ceratocísticos (cistos na região da boca) e anomalias esqueléticas. Pessoas que têm a síndrome apresentam um índice de reincidência dos tumores bem acima do normal. E, como não há cura, o tratamento é para toda a vida.


Para o dentista Felipe Ribeiro, a pesquisa servirá de base para um mestrado e, depois, doutorado. “É um caso raro e interessante que precisa ser explorado”, destaca. Além do artigo, foram desenvolvidos outros nove trabalhos. A apresentação foi feita em congressos, durante o ano, em Curitiba, São Paulo e Chapecó, onde os residentes foram premiados pelos paineis.


O credenciamento da residência odontológica foi concedido pelo Ministério da Educação (MEC) e Conselho Federal de Odontologia (CFO) em 2008. No ano seguinte, foi realizado o primeiro concurso. O objetivo do programa é multiplicar o conhecimento, uma vez que o Hospital São José é referência em trauma facial, patologias e deformidades dento-faciais. Considerado pós-graduação, especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, o curso tem duração de três anos e carga horária de 60h semanais. Este ano, foi realizado o terceiro concurso, que contou com 13 candidatos inscritos.



O cirurgião dentista Luiz Afonso da Fonseca é formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Especialista e Mestre em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial pela PUC do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. E Doutorando em Estomatologia pela PUC do Paraná, em Curitiba. Servidor público municipal desde 1988, atua no corpo clínico do Hospital Municipal São José desde 1998. Atualmente, é coordenador da Residência Odontológica.


O dentista Rafael Hilgerp é formado pela Universidade Federal de Pelotas (RS) e está no segundo ano da residência.


O dentista Felipe é formado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (RS) e está no primeiro ano da residência.