terça-feira, 29 de maio de 2012

Diretor - Presidente do HMSJ participou do Fórum “A Saúde Tem Remédio”.



                                                           Foto: Diorgenes Pandini 


O Diretor do Hospital São José, Armando Lorga, que assumiu o comando há um mês, participou do Fórum “A saúde tem remédio”, em Joinville na Câmara de Vereadores.

Ao lado do secretário Estadual da Saúde, Dalmo de Oliveira, que também participou do evento, falou do malabarismo feito pelas administrações para tentar equilibrar a estrutura do pronto-socorro, do centro cirúrgico, dos leitos e da UTI com a demanda de ortopedia, de acidentes e AVC, por exemplo.

Sem hospital de apoio para circular os pacientes, a situação do São José, na opinião dele, não é das melhores. Para dar maior fôlego para o hospital, Lorga anunciou nesta terça-feira que até o fim de junho o quarto andar será inaugurado, gerando mais 30 leitos.

Os equipamentos para esta área serão comprados com recursos de convênio com o Governo Estadual. O diretor acredita que até o fim do ano também conseguirá entregar a segunda etapa do Complexo Ulysses Guimarães, para expandir o pronto-socorro. Serão mais 24 leitos.

Lorga espera receber em alguns dias a resposta da empreiteira com o prazo final para o término da segunda etapa. Mas além da construção, também será necessário correr atrás de R$ 4 milhões para a compra de equipamentos.
Mesmo assim, ele pensa que será possível utilizar a área até o fim do ano. Após a apresentação dos números e das causas dos problemas, o novo diretor recebeu mensagens de apoio das pessoas que participavam do evento.

— O São José merece a ajuda e a compreensão de todo mundo.





A Noticia
29/05/2012


sexta-feira, 18 de maio de 2012

HMSJ recebe visita dos Ministérios da Saúde e da Educação

sNa manhã de quinta-feira, 17 de maio, Diane Lago, representante do Ministério da Saúde, e Marta Cherini, representante do Ministério da Educação, estiveram no Hospital Municipal São José para avaliar a execução do Termo de Ajuste para manutenção da Certificação de Hospital de Ensino, elaborado a partir da visita feita em março do ano passado. Em reunião com o diretor-presidente Armando Lorga, o diretor-executivo Fabricio Machado, o gerente técnico Jorge Wünsch e a secretária da saúde Antonia Grigol, foram apresentados todos os ajustes já concluídos e aqueles que estão em fase de implantação ou adequação.

O Termo de Ajuste foi enviado ao hospital em abril de 2011, estipulando o prazo de 180 dias para o cumprimento. No mês de outubro do mesmo ano, dentro do tempo disponibilizado para as adequações, a instituição enviou um ofício contendo todo o processo de implantação das recomendações feitas pela Comissão de Certificação, concluídas ou em andamento. Segundo Diane Lago, um ponto muito importante é a visível preocupação da gestão atual em cumprir com todas as exigências estabelecidas. “A avaliação parcial está concluída, em princípio, tudo está dentro dos conformes, mas vamos prosseguir com as análises para mais adiante elaborar um relatório final ”, completa.

No período da tarde, as representantes da Comissão de Certificação fizeram reuniões com os médicos residentes e, posteriormente, com os médicos responsáveis pelas especialidades chamados de preceptores. Depois deste segundo momento, a avaliação foi concluída com uma visita por todas as dependências do hospital. O parecer das avaliadoras será apresentado até a próxima terça-feira, 22 de maio. Em seguida, esse documento será enviado para a Comissão de Certificação, em Brasília, que irá decidir se mantém ou não a certificação de Hospital de Ensino do São José. Dentro do Termo de Ajuste, foram recomendadas adequações físicas em alguns pontos estruturais e nos processos de informatização e humanização da unidade hospitalar. Para o Dr. Armando Lorga, essa avaliação dos Ministérios da Saúde e da Educação é extremamente positiva para a instituição. “O Termo de Ajuste acrescenta aprendizado e novos desafios a serem alcançados pela gestão”, afirma.



A Residência Médica no Hospital Municipal São José

Teve início com o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, criado em 1987, na Secretaria Municipal da Saúde.

O Primeiro Programa de Residência do HMSJ foi de Anestesiologia, em 1992, seguindo-se os Programas de Residência Médica em Clínica Médica (1992), Cirurgia Geral (1995), Pediatria (1995), Nefrologia (1995), Medicina Intensiva (1995), Ortopedia e Traumatologia (2000), Neonatologia (2000), Patologia (2004), Neurologia (2006), Cirurgia de Mão (2007), Tratamento da Dor (2007) e Cirurgia da Coluna (2009).

Todos os Programas de Residência Médica são credenciados pelo MEC, obedecem à Lei 6.932 de 07/07/1981 e às resoluções emitidas pelo CNRM (Conselho Nacional de Residência Médica) e são considerados curso de pós-graduação, nível especialização. Também oferecemos, desde 2008, o Programa de Residência Odontológica em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial.

Atualmente, é oferecido 52 vagas distribuídas entre os diversos programas. Os Programas de Residência Médica e Odontológica do Hospital Municipal São José têm sido reconhecidos pela sua qualidade e a procura de vagas cresce anualmente.

Aproximadamente, 30% dos médicos egressos dos Programas permanecem em Joinville, onde se integram aos corpos funcionais dos diversos Hospitais da cidade. Vários deles participam ativamente na orientação dos médicos residentes e estudantes de medicina.

Uma instituição que acompanha o crescimento do mercado tem como um dos focos o treinamento de sua equipe. Treinamento “refere-se à aquisição de conhecimento, habilidades e competências como resultado de formação profissional ou do ensino de habilidades práticas relacionadas às competências úteis específicas”. O treinamento tem por finalidade ajudar a instituição a alcançar os objetivos, proporcionando oportunidade aos funcionários de todos os níveis a obter uma melhor qualificação.

Com o treinamento, a instituição alcança:

- Aumento da produtividade
- Melhoria na qualidade dos resultados
- Redução de custos, retrabalho, etc.
- Otimização da eficiência
- Elevação do saber
- Aumento das habilidades
- Redução do índice de acidentes e infecções
- Melhoria do clima organizacional
- Aumento da motivação pessoal


Assessoria de Comunicação HMSJ
3441-6681 – 96372322

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Sexta-feira italiana no refeitório do Hospital São José


Os funcionários e acompanhantes de pacientes do Hospital Municipal São José tiveram uma surpresa agradável no almoço desta sexta-feira, 4 de maio. O refeitório do hospital, preparou um rodízio de massas e molhos tipicamente italianos que arrancou um “mamma mia” daqueles que saborearam o almoço de hoje.



“A decoração italiana e as massas estavam muito boas, minha única crítica é em relação a pouca quantidade de carnes” – Vera Lehm (Técnica em Enfermagem)

“A idéia foi ótima e a comida estava muito boa, espero que tenha esse tipo de almoço mais vezes” – Rosi Maria de Oliveira (Secretária da Direção)


















Assessoria de Imprensa - HMSJ
3441-6681

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Dr. Armando Lorga assume oficialmente a direção do Hospital São José


Nesta manhã de quinta-feira, 3 de maio, Dr. Armando Lorga recebeu oficialmente a posse do cargo de diretor-presidente do Hospital Municipal São José, antes ocupado pelo Dr. Tomio Tomita. O novo diretor agradeceu pelo voto de confiança do prefeito Carlito Merss e falou sobre seus objetivos para a unidade. A cerimônia contou também com a presença do vice-prefeito Ingo Butzke, da secretária da saúde Antônia Grigol, além de outras autoridades.

Dr. Armando Lorga é formado em medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina e tem residência em pediatria e cirurgia pediátrica. Possui especialização em auditoria de sistemas de saúde e administração hospitalar. Antes de assumir a direção do Hospital São José, Armando Lorga estava na direção-executiva da Secretaria Municipal da Saúde de Joinville. O médico já trabalhou no HMSJ como diretor-clínico. Além disso, foi gerente-técnico do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt e diretor-técnico do Hospital Materno Infantil Dr. Jeser Amarante Faria.



quarta-feira, 2 de maio de 2012

Tomio agradece funcionários do Hospital São José



No início da tarde de sexta-feira, 27 de abril, Dr. Tomio Tomita convocou uma reunião com as chefias do Hospital Municipal São José para oficializar sua saída do cargo de diretor-presidente. Tomio falou sobre a complexidade em gerir um hospital público, suas dificuldades com burocracias e planejamentos de longo prazo. Também comentou o “Planejamento Estratégico” para o São José iniciado em 2006, ao qual deu continuidade. Depois de agradecer os funcionários pelo apoio obtido durante sua gestão, o médico desocupou definitivamente a cadeira mais importante da direção da unidade. O substituto de Tomio foi anunciado pelo prefeito Carlito Merss na tarde dessa quarta-feira, 2 de maio. O cargo será ocupado pelo médico Armando Lorga que respondia pela Direção Executiva da Secretaria Municipal da Saúde.

“Somos punidos por momentos ruins mas, em compensação, gratificados por momentos bons” Dr. Tomio Tomita.