quarta-feira, 27 de julho de 2011

Mutirão de cirurgias de joelho

O Hospital Municipal São José prossegue na realização dos mutirões de cirurgias eletivas, prática que foi intensificada após o período de paralisação dos servidores municipais, com a intenção de diminuir a fila de pacientes que esperam por vários tipos de intervenções cirúrgicas. Após o período de greve já foram realizadas 54 cirurgias pelo processo de mutirão – 19 ortopédicas e 35 de vesícula.

Neste sábado dia 30/07 a equipe de ortopedistas, especializada na cirurgia de joelho, irá realizar o procedimento em 10 pacientes previamente selecionados entre a ordem cronológica da fila de espera. O critério para os escolhidos foi não ter complicadores de saúde além da necessidade cirúrgica, como doenças cardíacas ou respiratórias, por exemplo. “Este cuidado contribui para uma recuperação rápida evitando a permanência prolongada nos leitos do setor de internação”, esclarece o diretor presidente do Hospital São José Tomio Tomita. O médico relata ainda que o procedimento invasivo no joelho destes pacientes será feito pelo modo mais avançado para este tipo de tratamento, que é a videoartroscopia, um método por imagem que é prática rotineira nos melhores centros de saúde do país. As maiores vantagens decorrem da maior rapidez na recuperação pós-operatória, pois quase não há cortes para cicatrizar.

Para realizar as videoartroscopias o próprio Hospital São José irá custear as lâminas de shaver, material descartável indispensável para este tipo de operação, já que o Sistema Único de Saúde não pagará por este componente.
Assessoria de Comunicação HMSJ
Adilson Corrêa – 9637-2322

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Doações oficilaizadas

Na quarta-feira (13/7), às 10 horas, aconteceu na sala do memorial do Hospital Municipal São José a entrega oficial de 10 aparelhos condicionadores de ar e 10 refrigeradores de 98 litros à ala oncológica e ainda 59 computadores usados (CPU com monitor) para o setor de patrimônio, bens que foram recebidos por meio de doação.
Presentes estavam o diretor-presidente da unidade hospitalar Tomio Tomita, o vice prefeito Ingo Butzke, o presidente da Schulz S.A. Ovandi Rosennstock e demais convidados.


terça-feira, 12 de julho de 2011

Doações de climatizadores, refrigeradores e computadores para o HMSJ


Nesta quarta-feira (13/07), às 10 horas da manhã na sala do memorial do Hospital Municipal São José, o Diretor-Presidente da unidade Tomio Tomita, fará a entrega oficial de 10 aparelhos condicionadores de ar e 10 refrigeradores de 98 litros à ala oncológica e ainda 59 computadores usados (CPU com monitor) para o setor de patrimônio, bens que foram recebidos por meio de doação.

Os condicionadores de ar e os refrigeradores da marca “Cônsul”, equipamentos novos e já instalados, possibilitaram a climatização do ambiente e a refrigeração de líquidos e sólidos oferecidos aos pacientes em todos os 10 quartos do setor que abriga 25 internados. Os climatizadores melhoram principalmente as condições do doente que é mantido em isolamento já que antes havia apenas um ventilador em cada quarto. A iniciativa da doação partiu do superintendente da Schulz S.A. Ovandi Rosennstock.

Os 59 microcomputadores usados irão possibilitar a integração de mais setores do hospital ao sistema de informática MV 2000, recurso tecnológico que auxilia no gerenciamento hospitalar e que está sendo implementado gradativamente em toda a unidade de saúde. O sistema vai oferecer mais controle no atendimento, gerenciamento financeiro e administrativo. “O prontuário do paciente ficará a disposição do médico pelo processo on line, por exemplo. No gerenciamento de estoque, o responsável pelo setor terá um controle preciso sobre os medicamentos. São detalhes simples, mas muito importantes que no sistema atual não dispomos” explica Nelson Modro Jr. coordenador da área de informática.


Assessoria de Comunicação HMSJ.
Adilson Corrêa – (47) 9637-2322

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Novo mutirão de cirurgias no Hospital São José.







Depois de realizar 19 cirurgias ortopédicas em pacientes internados por meio de uma ação emergencial realizada na sexta feira (24/06), o Hospital Municipal São José centraliza esforços em mais um mutirão de cirurgias. Desta vez a especialidade contemplada é a cirurgia do aparelho digestivo. A relação de pacientes que aguardam por este tipo de procedimento considerado eletivo, mantém 260 pessoas.


Durante o dia de sábado (09/07), três salas do centro cirúrgico geral estarão reservadas para procedimentos de retirada da vesícula por intermédio da utilização de vídeo. A colecistectomia videolaparoscópica, como é chamada, é uma das operações mais realizadas e mais freqüentes das cirurgias abdominais. O método apresenta muitas vantagens como à diminuição do tempo de cirurgia, internação, intensidade da dor no pós-operatório e menor trauma.


Depois de dois anos de espera, Tássia Carolina dos Santos de 25 anos irá se submeter ao procedimento cirúrgico. No mês de agosto de 2009 a auxiliar de produção sentiu fortes dores abdominais e procurou um posto de saúde no município de Araquari. No mesmo dia foi encaminhada ao pronto atendimento da Zona Sul em Joinville. O exame de ultrassom revelou a presença de pedra na vesícula e a necessidade da intervenção cirúrgica. “Cada vez que a dor aparece, eu tomo um analgésico. Não dá pra ficar indo ao médico toda hora” revela a mãe de três crianças.


O Médico Cirurgião Geral Sérgio Ferreira, responsável pela equipe que irá fazer as cirurgias, esclarece que as mulheres estão mais propensas a desenvolver pedra na vesícula. A incidência, segundo o especialista, está em torno de 80% dos casos. “Quando um paciente com indicativo de cirurgia não apresenta complicações, a maioria recupera-se em 24 horas”, explica o médico.


Serão 12 pacientes neste sábado e 08 pacientes durante a semana (11 a 15/07) totalizando 20 procedimentos. Três salas do Centro Cirúrgico Geral estarão comprometidas na ação de sábado além de seis profissionais por sala (03 Médicos, 01 Anestesiologista, 02 Tec. Enfermagem).


Assessoria de Comunicação HMSJ
Adilson Corrêa – 47-9637-2322.