sábado, 24 de dezembro de 2011

Mensagem de Agradecimento



Neste Natal que se aproxima, aproveitamos para agradecer todas as empresas e pessoas físicas que em 2011 realizaram expontaneamente a doação de 704 ítens, entre bens móveis, equipamentos, materiais diversos e mão de obra ao Hospital Municipal São José.

Agradecemos também aos servidores dos diferentes setores da unidade que conscientes da importancia do controle patrimonial vem contribuindo com a fiscalização dos bens patrimoniais.

Agradecemos a Deus pela saúde e proteção diária. Que a paz e harmonia tomem conta dos corações e, que 2012 seja próspero de muitas realizações, união e saúde.


Esses são os votos sinceros de Nivaldo Schulz, coordenador do controle Patrimonial e da equipe de patrimônio, transporte e segurança do Hospital Municipal São José.


sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Feliz Natal e Ótimo 2012







Compartilhe presentes, retribua carinho mas não esqueça que o Natal é o nascimento de Cristo e o Ano que chega representa o nascimento de uma nova esperança. Nosso hospital quer que o seu Natal seja brilhante de alegria e iluminado de amor.

Feliz Natal e um Ano Novo cheio de esperança e realizações.



Nosso agradecimento a empresa ELETRO NACIONAL pela contribuição.



terça-feira, 29 de novembro de 2011

GRUPO DE ESTUDOS EM CONTROLE DE INFECÇÃO.


Na próxima quarta-feira acontece nosso último encontro científico de 2011 do GRUPO DE ESTUDOS EM CONTROLE DE INFECÇÃO.

O tema será abordado pela Enfª Liliane da Luz – setor de Ortopedia do HMSJ e trata sobre Flebite infecciosa, química e mecânica.

O encontro está marcado para às 14 horas no auditório do HMSJ.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

CONVITE


Pedal de Natal do Movimento Pedala Joinville

Faça a alegria de uma criança! Seja um padrinho ou madrinha!
Este ano vamos apadrinhar as crianças da Escola Municipal Prof. Júlio Machado da Luz
Serão 125 crianças - Um desafio e um novo recorde! Você pode adotar mais de uma!

A contribuição para apadrinhar uma criança é de R$20,00.
Você pode adotar uma criança, mesmo que não possa participar do evento!!!
IMPORTANTE: Procure motivar parentes e amigos a apadrinharem algumas dessas crianças.


DATA: 03 DE DEZEMBRO (SÁBADO)
LOCAL DE SAÍDA: Centro de Eventos (Na escadaria da frente)
HORÁRIO SAÍDA: 15:00h
CHEGADA PREVISTA NA ESCOLA: 16:00h
DISTÂNCIA: 10km (ritmo leve)
PRESENTES: (PREFERENCIALMENTE SERÃO BRINQUEDOS EDUCATIVOS)

Você pode adotar uma criança, mesmo que não possa participar do evento!!!
Para participar basta você ir a uma das lojas parceiras abaixo e fazer a sua contribuição:
Bicicletas Paraná; Bike Mania; Bike Norte; Jobrasil; Joel Bikes; Pedal na Trilha; Turnes Bike Shop e Farmácia Batista No Centro

Movimento Pedala Joinville

Diretor Tomio Tomita

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Concurso Residencia Médica HMSJ




 
Estão abertas as inscrições para o Programa de Residência Médica e Odontológica do Hospital Municipal São José de Joinville.

As inscrições podem ser feitas no período de 08 de novembro de 2011 a 24 de novembro de 2011 pelo site :
htt://hmsj.fepese.org.br

As provas objetivas estão confirmadas para o dia 04 de dezembro de 2011.

Programas de Residência Médica: Anestesiologia, Cirurgia da Mão, Cirurgia da Coluna, Cirurgia Geral, Clinica Médica, Medicina da Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Nefrologia, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia, Patologia, Pediatria

Programa de Residência Odontológica: Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial

Maiores informações DET/SRMEPT – (47) 3441-6629.  

Adilson Corrêa - 96372322
Assessoria de Comunicação HMSJ

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Hospital São José promove sábado, o DIA DA RECONSTRUÇÂO


O Hospital Municipal São José, através do grupo de criação da campanha “São José de peito aberto” ligado à campanha mundial de prevenção do câncer de mama, promove neste sábado dia 29/10 o DIA DA RECONSTRUÇÂO.
Através da sensibilização dos profissionais de saúde da unidade, será possível realizar no sábado, três cirurgias de retirada e reconstrução mamária. A ação pretende conscientizar as autoridades da importância do procedimento cirúrgico, capaz de devolver à mulher mastectomizada o bem estar e a auto-estima promovendo a melhoria da qualidade de vida e a eliminação da sensação de mutilação.
Os procedimentos de mastectomia com reconstrução serão realizados no Centro Cirúrgico Geral a partir das 08h00min da manhã, entretanto, uma hora antes as servidoras integrantes do grupo de mobilização “São José de peito aberto” irão recepcionar as pacientes entregando a elas, camisetas alusivas a campanha e camisolas cirúrgicas no tom rosa.
As cirurgias consideradas complexas e de média duração serão realizadas pelos médicos mastologistas Fabrício Morales Farias, Francisco Farias da Costa Junior, Geraldo Antonio Cassol, além do cirurgião plástico Romes João Ayub Filho e do anestesiologista Raul Colembergue Silveira. Completam a equipe os profissionais de enfermagem do Centro Cirúrgico Geral.
Serão atendidas as pacientes Maria Isabel da Silva Paradella, Maria Helena Tetu Alves e Roseli da Silva. O acompanhamento de saúde e critério da escolha foi feito pela equipe médica na unidade básica de saúde do bairro Boa Vista. “Percebi um nódulo no seio dia 31 de dezembro de 2010. Os exames diagnosticaram o câncer e de lá pra cá foram quatro sessões de quimioterapia com previsão de mais doze. Sábado vou retirar uma parte do seio e também reconstruir. É uma luta”, conta Roseli da silva uma das mulheres que farão a cirurgia no sábado.

Assessoria de Comunicação HMSJ
Adilson Corrêa - 96372322

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Hospital São José promove ação sobre cuidados com AVC



A cada seis segundos, independentemente da idade ou sexo, alguém em algum lugar do mundo morre de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Mais do que uma estatística de saúde pública, os números refletem a existência de uma epidemia silenciosa.

O Acidente Vascular Cerebral ocorre em qualquer idade, inclusive em crianças. É a segunda causa de falecimentos no mundo, responsável a cada ano, por seis milhões de mortes. Número de óbitos maior que AIDS, Tuberculose e Malária juntos. No Brasil a doença é a primeira causa de morte e incapacidade, causando enorme impacto econômico e social.
Para alertar a população sobre os riscos da doença a Organização Mundial de AVC (World StrokeOrganization-WSO) lançou em 29 de outubro de 2010 - dia mundial do AVC - a campanha “Um em cada seis”. A ação tem o objetivo de reduzir o impacto da doença e promover seis desafios básicos;

1-           Conheça os fatores de riscos: hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, arritmias cardíacas – fibrilação atrial.
2-           Seja fisicamente ativo exercitando-se regularmente.
3-           Evite a obesidade, mantendo dieta saudável.
4-           Limite o consumo de álcool.
5-           Evite o fumo de tabaco
6-           Conheça os sinais de alerta de um AVC.

Em Joinville, a unidade de Acidente Vascular Cerebral do Hospital Municipal São José elaborou uma programação com o intuito de promover e conscientizar a comunidade sobre os riscos da doença e os cuidados ao paciente com déficit neurológico. A U-AVC do São José dispõe de 24 leitos especificamente para o tratamento da doença. A unidade conquistou recentemente o maior nível (3) de referência no tratamento das urgências cerebrovascular.


PROGRAMAÇÃO JOINVILLE

23/10 :
·        CAMINHADA DE COMBATE AO AVC, encontro as 10:00hs na Casa da Cultura ( Rua do Lazer )
·        JOGO DE FUTEBOL: JEC x Chapecoense, as 17:00hs na Arena quando os jogadores entrarão com a camiseta da campanha em campo e será solicitado 1 minuto de silêncio pelas  vidas perdidas pela principal causa de morte no Brasil e principal causa de seqüelas no mundo.
·        Será realizada distribuição e explicação dos folders da campanha.

24/10: 13:30 - Apresentação no Humaniza SUS sobre a Unidade de AVC do HMSJ
25/10: 08:00 as 18:00hs - Orientação no memorial do HMSJ de funcionários e cuidadores realizada
pelos integrantes da U-AVC

29/10:
·        Distribuição de folders da campanha nos principais supermercados da cidade ( Bistec, Angeloni, Giassi, Vitorino, Big ), e Hospital Municipal São José.
    
DURANTE A SEMANA:

·        Ônibus circulando com “busdoor” alusivo à campanha

·        TV info dentro dos ônibus com vídeo sobre os sinais sugestivos de AVC e orientações sobre a conduta a ser tomada frente a possível evento

·        Entrevistas rádio, televisão, jornais

·        Palestras na Univille sobre o que é o AVC, sinais e sintomas e conduta a ser tomada frente a um possível evento

·        21/10 : 15hs, na igreja do bairro Fátima, alunos de enfermagem do Iellusc farão trabalho de conscientização com palestra dosagem de glicemia capilar e aferição da pressão arterial. Importante lembrar que este bairro registra a maior incidência de AVC na cidade

·        Palestras no Hospital Municipal São José e Centro Hospitalar Unimed para funcionários e público em geral e utilização de TVs com o vídeo sobre os sinais sugestivos de AVC e orientações sobre a conduta a ser tomada frente a doença.

·        Entrevistas rádio, televisão, jornais


Realização:      Associação Brasil AVC
                       Unidade de AVC – HMSJ -Jlle
                       Liga de Neurologia da Univille
                       Programa de Residência Médica do Hospital Municipal São José


Apoio:  Clínica Neurológica de Joinville
             Centro Hospitalar Unimed
             Câmara de Vereadores de Joinville



Assessoria de Comunicação HMSJ
Adilson Corrêa - 96372322

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Hospital São José integra o movimento Outubro Rosa


FOTO - Torre iluminada na cor rosa por meio da parceria com a empresa Eletro Nacional Representações Ltda. Agradecimento especial ao empresário Ambrósio Schiochet.




Através da iniciativa de um grupo de servidores o Hospital Municipal São José passa a fazer parte da campanha de conscientização à prevenção do câncer de mama intitulado Outubro Rosa.

O movimento foi criado nos Estados Unidos, em 1997 e chegou ao Brasil, em 2002. É uma ação que percorre o mundo e busca estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama. No hospital a frase “O São José de peito aberto” alerta para o encorajamento à luta.

Laços cor-de-rosa, símbolo do movimento, estão sendo distribuídos a funcionários, pacientes e visitantes desde terça feira (03/10) dentro da unidade de saúde. Nesta semana de 17 a 21 de outubro a campanha será intensificada com palestras, serviços sociais e atividades lúdicas incluindo a iluminação da parte externa da unidade com a cor rosa, seguindo o feito de vários países, onde locais famosos recebem a cor da campanha, como a Torre de Pisa, na Itália, a Opera House, na Austrália, e o Arco do Triunfo, na França. No Brasil, monumentos de várias cidades já ficaram rosados em nome da causa.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo mais freqüente da doença no mundo, sendo o mais comum entre as mulheres. Se diagnosticado e tratado oportunamente, as perspectivas de cura são maiores.


PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA HMSJ 2011

17/10/2011 – Segunda-feira - Local: Auditório
            14h00min – Abertura Dr. Tomio Tomita -  Diretor Presidente HMSJ
            14h15min – Contação de História – Origem do Laço Rosa -  Francisco Austregesilo de Oliveira
            14h30min – Humaniza SUS - Vanessa Cardoso – Apoiadora Política Nacional de Humanização e Enfermeira Coordenadora NATE - Local: Memorial

            08h00min as 22h00min – Reflexologia Podal, Massagem Quick, Higienização Facial, Corte Cabelo e Sombrancelha - Estudantes Curso Massoterapia e Estética Escola Educare

 18/10/2011 – Terça-feira -Local: Memorial

              08h00min as 12h00min e das 18h00min as 22h00min – Reflexologia Podal, Massagem Quick, Higienização Facial, Corte Cabelo e Sombrancelha - Estudantes Curso Massoterapia e Estética Escola Educare - Local – Memorial
              14h30min – Apresentação Artística -  Teatro Unidade Oncologia - Local: Setores - Ginástica Laboral -  Fisioterapeutas HMSJ - Local: Setores

 Tarde e Noite – Coral Vocal Castelo Forte da Igreja Evangélica Luterana do Brasil

19/10/2011 – Quarta-feira - Local: Auditório
            09h00min – Palestra Prevenção ao vírus HPV -  Adriana Simone Coutinho – Clínica Curumim
            15h00min - Palestra Prevenção ao vírus HPV -  Adriana Simone Coutinho – Clínica Curumim -Local: Sala 02
             16h00min – Curso Cuidados com a pele e auto-maquiagem -  Fabiane Mattos - Local: Memorial
            08h00min as 22h00min – Reflexologia Podal, Massagem Quick, Higienização Facial, Corte Cabelo e Sombrancelha - Estudantes Curso Massoterapia e Estética Escola Educare
            11h00min – Orientações Nutricionais - Acadêmicas curso de nutrição Bom Jesus/IELUSC

20/10/2011 – Quinta-feira  - Local: Auditório

            09h00min – Palestra Rede Feminina de Combate ao Câncer
             14h00min - Palestra Rede Feminina de Combate ao Câncer - Local: Sala 02
            10h00min – Curso Cuidados com a pele e auto-maquiagem -  Fabiane Mattos - Local: Capela HMSJ
              15h00min – Missa - Local: Memorial
              08h00min as 22h00min – Reflexologia Podal, Massagem Quick, Higienização Facial, Corte Cabelo e Sombrancelha - Estudantes Curso Massoterapia e Estética Escola Educare
               21h30min - Orientações Nutricionais -  Acadêmicas curso de nutrição Bom Jesus/IELUSC

        21/10/2011 – Sexta-feira - Local – Auditório 

                09h00min – A Situação do Câncer de Mama em Joinville -  Enfermeira PAM Arlene Laurenti M. Ayala
               10h00min - Câncer de Colo de Útero e o Serviço de Patologia de Colo em Joinville -  Enfermeira PAM Rúbia Nara Malinoski Guimarães - Local: Memorial
               08h00min as 12h00min – Reflexologia Podal, Massagem Quick e Higienização Facial, Corte Cabelo e Sombrancelha - Estudantes Curso Massoterapia e Estética Escola Educare
                11h00min e 21h30min – Orientações Nutricionais -  Acadêmicas curso de nutrição Bom Jesus/IELUSC


PROGRAMAÇÃO GINÁSTICA LABORAL OUTUBRO ROSA / HMSJ 2011

18/10/2011
HorárioSetores
12h30min
CC
UTI geral e Unidade Renal
2º andar
1º andar
JS e AVC
UTI neuro e CTQ
EMMA, observação Masculina e Feminina PS
13h30min
Marcação de cx, cm, ortopedia e OPM
Gestão de Pessoas, Medicina do Trabalho e Supervisão de Enfermagem
Nutrição, Hotelaria e Nutricionistas


19/10/2011
HorárioSetores
12h30min
CCA
Fármácia,  Almoxarifado e Gráfica
3º andar
Oncologia
CEDUG, sala de medicação, sutura e ortopedia
Ambulatório Quimioterapia
13h30min
SRMEPT
Escrituração e Auditoria
Direção, Padronização, Coordenação Técnica e Jurídico
Patrimônio, Transporte, Manutenção e CPD


20/10/2011
HorárioSetores
12h30min
C.P.M
Laboratório
Ala B
Internação e Ouvidoria
Recepção P.S e telefonia
13h30min
SAME e Costura
Terapias Complementares
Radiologia e Hemodinâmica


21/10/2011
HorárioSetores
13h30min
CCIH
Contabilidade e Financeiro
Compras e Licitação


18/10/2011
HorárioSetores
Tarde
SRMEPT
Corredor Direção
Corredor RH
Manutenção
Ambulatório de Oncologia
Corredor Farmácia
Corredor Marcação de Cirurgia
Ambulatório de Especialidades
Noite
Sala de Medicaçãp
Observação Feminina e Masculina
1º andar – UTI Geral
2º andar
Centro Cirurgico
Ala B
Oncologia
3º andar
JS, UTI neurocirúrgica e CTQ


Assessoria de Comunicação HMSJ
Adilson Corrêa – 96372322

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Hospital compra equipamentos e cria grupo para humanizar atendimento


              Como parte do processo de melhoria das condições de trabalho dos servidores e da qualidade no atendimento ao cliente SUS por meio da implantação da Política Nacional de Humanização a direção do Hospital Municipal São José de Joinville adquiriu recentemente, através de processo licitatório, equipamentos, instrumentos e materiais de uso indispensável à unidade. O valor investido com recursos do próprio hospital foi de R$120.935,00.

Fazem parte da lista de aquisição os seguintes itens: 20 Biombos Hospitalar, 18 cadeiras para banho, Uma maca de transposição, 33 poltronas reclináveis, 11 cadeiras de banho para obesos, 24 cadeiras de rodas, Uma cadeira de rodas para obesos, 20 escadas dois degraus, Um hamper em aço inox, 11 mesas de mayo, 149 suportes de soro aço inox e 11 bancos mocho giratório.
 “Para implantar de fato a política de humanização é preciso fazer acontecer. Estas aquisições vêm proporcionar melhoria nas condições de trabalho e de atendimento, questões fundamentais do PNH. Estes equipamentos fazem a diferença porque são materiais de uso direto ao paciente”, pondera o diretor executivo do hospital Fabrício Machado.
Outra ação preconizada pela PNH (Política Nacional de Humanização) foi à criação do Grupo de Cuidados Paliativos do Serviço de Oncologia cuja equipe é coordenada pela médica Hematologista Dr. Soraya Dobner. O serviço atende pacientes em estado avançado de câncer cujas famílias carecem de informação e conhecimento para desenvolver habilidades que contribuem na melhoria da qualidade de sobrevida do enfermo. Inicialmente cerca de oito pacientes por semana recebem atendimento da equipe multidisciplinar que envolve os médicos: Dr. Edson, Dr. Leonardo Polli, Dr. Felipe, a enfermeira oncológica Rose Anna, o nutricionista Luiz, a psicóloga Janaína, assistente social Vivian, o terapeuta ocupacional Geovani, e ainda doutorandos da Univille.

Assessoria de Comunicação HMSJ
Adilson Corrêa – 9637-2322


terça-feira, 11 de outubro de 2011

Parabéns

Nesta semana sopraram velinhas e comemoraram mais um ano de vida, a secretária da Direção Laura Paludo (Dia 11) e o Diretor Executivo Fabrício Machado (Dia 10).

Aos aniversariantes, Felicidades e Saúde!








Pedalada do Zequinha



No dia 05 de Novembro as 15 horas, você está convidado a participar da “PEDALADA DO ZEQUINHA”  em comemoração aos 105 anos do Hospital Municipal São José de Joinville. A intenção é reunir a comunidade e integrar os servidores e suas familias.

A concentração será em frente ao predio Administrativo, com a saída marcada para as 3 da tarde circulando pelas ruas centrais, e chegando na Expoville, onde haverá distribuição de frutas, água, sorteio de brindes e outras atividades recreativas. Teremos estandes com divulgação de projetos do Hospital e seus parceiros.

Participe!

Convite das Voluntárias do HMSJ

Participe do café beneficente DAS VOLUNTÁRIAS do Hospital Municipal São José de Joinville, no dia 13 DE OUTUBRO as 15 horas. O Evento será no Ádamo Restaurante, situado a Rua Gothard Kaesemodel, 254 anexo a SER TIGRE.

Além do tradicional café, terá também desfile de roupas da moda Primavera-Verão 2011/2012, sorteio de brindes como liquidificador, cafeteira, Sanduicheira, Edredom, entre outros. A renda será usada em pról do atendimento a pacientes.

Colabore!

Informações no 3441-6665 com Rosimere

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Hospital São José de peito aberto contra o câncer de mama



Através da iniciativa de um grupo de servidores o Hospital Municipal São José passa a fazer parte da campanha de conscientização à prevenção do câncer de mama intitulado Outubro Rosa.

O movimento foi criado nos Estados Unidos, em 1997 e chegou ao Brasil, em 2002. É uma ação que percorre o mundo e busca estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama. No hospital a frase “O São José de peito aberto” alerta para o encorajamento à luta.

Laços cor-de-rosa, símbolo do movimento, estão sendo distribuídos a funcionários, pacientes e visitantes desde terça feira (03/10) dentro da unidade de saúde. Na semana de 17 a 21 de outubro a campanha será intensificada com palestras, serviços sociais e atividades lúdicas incluindo a iluminação da parte externa da unidade com a cor rosa, seguindo o feito de vários países, onde locais famosos recebem a cor da campanha, como a Torre de Pisa, na Itália, a Opera House, na Austrália, e o Arco do Triunfo, na França. No Brasil, monumentos de várias cidades já ficaram rosados em nome da causa.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo mais freqüente da doença no mundo, sendo o mais comum entre as mulheres. Se diagnosticado e tratado oportunamente, as perspectivas de cura são maiores.

Assessoria de Comunicação HMSJ
Adilson Corrêa – 96372322


terça-feira, 4 de outubro de 2011

Hospital Municipal São José implanta o Programa Humaniza SUS


Está em processo de implementação no Hospital Municipal São José de Joinville o programa de gestão participativa da Política Nacional de Humanização (Humaniza SUS). O passo decisivo para a iniciativa aconteceu durante encontro realizado no mês de setembro na sala da direção que contou com a participação dos consultores da PNH, membros da área de ensino, controle de infecção hospitalar, apoio administrativo, pronto-Socorro, dentre outros profissionais de diferentes setores do hospital.
A meta do Humaniza SUS, instituído em 2003 pelo Ministério da Saúde, é harmonizar as relações entre gestores, trabalhadores e usuários do SUS. O programa prioriza o atendimento de qualidade na rede pública de saúde, melhorando os ambientes de cuidado e as condições de trabalho dos profissionais.
Uma vez por semana no auditório da instituição são realizados encontros de conhecimento teórico e atividades sobre os princípios do Programa e da gestão participativa. Cada participante transforma-se em um agente multiplicador das informações. Algumas ações devem ser percebidas na prática ao longo dos próximos dias. No pronto-socorro, principal porta de entrada da unidade o acolhimento de classificação de risco, dispositivo de atenção humanizada e preconizado pelo programa, já é uma realidade.
Para o Diretor Presidente do Hospital Municipal São José Tomio Tomita, o sucesso do PNH depende do comprometimento de todos os servidores. “É preciso a mudança de cultura para que o resultado apareça. Atualmente o trabalho é fragmentado, cada área procura fazer a sua parte, esse isolamento, a falta de diálogo acaba comprometendo o resultado do todo. Com esta mudança de comportamento vamos obter excelentes resultados” complementa o médico.

Assessoria de Comunicação HMSJ
                    Adilson Corrêa - 96372322

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Mutirão: Cirurgias de ombro por videoartroscopia e retirada de material de síntese

Neste sábado 03/09 o Hospital Municipal São José de Joinville vai realizar mais um mutirão de cirurgias eletivas para suprimir da lista de espera pacientes que aguardam por cirurgias de pouca complexidade. Serão atendidos oito pacientes com indicações cirúrgicas para intervenções no ombro. O método utilizado pelos médicos ortopedistas será por videoartroscopia uma forma inovadora e eficaz no tratamento das patologias dolorosas. Esta técnica apresenta benefícios como à minimização de cicatrizes, menos aderências e menor tempo de recuperação.
Além da realização das cirurgias de ombro por vídeo a equipe do médico ortopedista Jose Renato Wilke Freitas fará a retirada de material de síntese (placa, fio, parafuso...) em 10 pessoas que aguardam por este tipo de procedimento.
Desde o início dos mutirões no São José 24/06, foram 79 procedimentos de diferentes especialidades, 19 cirurgias ortopédicas (ombro, membro superior e membro inferior), 50 de cirurgia geral (retirada da vesícula por videocolecistectomia) e 10 ortopédicas de joelho (videoartroscopia). Com os atendimentos desde sábado, o hospital alcançará 97 pessoas atendidas pelo processo de mutirão em dois meses.
As oito cirurgias de ombro por videoartroscopia e 10 retiradas de material de síntese irão acontecer no Centro Cirúrgico Ambulatorial do São José com início previsto para as sete horas da manhã.

Assessoria de Comunicação HMSJ
Adilson Corrêa – 9637-2322

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Setor de higienização e rouparia em novo espaço



Durante dez anos a rouparia do Hospital Municipal São José foi abrigada em um prédio externo, distante da área de leitos o que deixava funcionários do setor a mercê das condições climáticas. Os carrinhos lotados de materiais para entrega eram empurrados sob chuva ou sol. O local que servia à rouparia e que tinha restrições da vigilância sanitária por não apresentar condições razoáveis para o serviço foi inutilizado por decisão da direção do hospital.
O setor de higienização e rouparia a partir de agora está em um novo espaço, próximo das alas de internação, com amplas acomodações e sem obstáculos de acesso. O serviço é responsável pela distribuição do enxoval de roupa de cama, uniformes cirúrgicos e campos cirúrgicos. O atendimento é realizado diariamente por sete funcionários, sendo cinco no período da manhã e dois no período da tarde, o horário de trabalho é das seis horas da manhã às seis horas da tarde, inclusive nos feriados. Em média os servidores da área movimentam 45 mil toneladas de roupas, campos e uniformes por mês.
“Era uma reivindicação antiga. As salas eram inadequadas e havia um desgaste muito grande dos servidores porque o acesso dos carrinhos até os setores de internação era ruim. Hoje estamos dentro do hospital, ou seja, mais perto das áreas de entrega do material”, comentou Marcos Germano Richartz supervisor da área de higienização e rouparia.

Assessoria de Comunicação HMSJ
Adilson Corrêa – 9637-2322

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Voluntárias do são José no Encontro Estadual


Nesta sexta-feira, 26/08 acontece o 5º Encontro Estadual de Voluntários da Saúde. O evento que terá a participação das voluntárias do Hospital Municipal São José de Joinville, e tem o objetivo de integrar os voluntários da saúde além de desenvolver a troca de experiências. A cerimônia de abertura será às 9h30, no Restaurante Rudnick.
Durante todo o dia, voluntários de Santa Catarina vão discutir o trabalho realizado em diferentes instituições de saúde do estado. O encontro terá pela manhã a presença do farmacêutico e bioquímico Omar Amin Ghanem que irá ministrar uma palestra intitulada “O voluntário do sim”. A tarde é voltada para atividades lúdicas, com apresentações culturais e confraternização.
O evento vai reunir profissionais e voluntários da área da saúde. Participantes terão café da manhã, almoço e café da tarde em estilo colonial.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Mutirão de catarata


Sábado a partir das 7 horas da manhã, acontecerá mais um mutirão do Hospital Municipal São José. A especialidade atendida será a oftalmologia. O alvo é a catarata. A lista de espera por pacientes do Sistema Único de Saúde em Joinville com indicações para tratamento cirúrgico nesta especialidade chega a 1040 pessoas. No sábado a expectativa pelo procedimento termina para doze pacientes que figuram entre os primeiros a serem atendidos, seguindo a ordem cronológica da fila de espera.
O mutirão será feito em uma das salas do Centro Cirúrgico Ambulatorial (CCA), que será aberto exclusivamente para esta ação. O médico Rodrigo Marzagão que atende pacientes na Policlínica do bairro Boa Vista e no Pronto Socorro do Hospital São José é o responsável pela iniciativa. O oftalmologista afirma que a cirurgia de catarata é um procedimento complexo, entretanto, com os equipamentos disponíveis hoje em dia a prática é uma das mais seguras. “Cada intervenção cirúrgica leva em torno de 25 minutos, porém, com a troca e preparação dos pacientes a média de tempo gasto por procedimento é de aproximadamente 50 minutos” diz Marzagão.
A catarata é uma patologia dos olhos e consiste na opacidade parcial ou total do cristalino causando o embaçamento visual progressivo que pode levar a cegueira. “Fatores como diabetes, traumatismo ou uso de medicamentos podem desencadear a doença, mas saiba que quem chegar aos 70 anos de idade terá catarata. Quem viver terá” complementa o médico.
Os doze procedimentos cirúrgicos terão para o hospital aporte financeiros do Governo do Estado por isso passam a integrar o mutirão de cirurgias da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina.

Assessoria de Comunicação HMSJ
Adilson Corrêa – 9637-2322

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

I Encontro de Psicologia Hospitalar do São José.


Para comemorar o dia do Psicólogo, 27 de agosto, o Hospital Municipal São José (HMSJ) irá promover dia 25/08/2011 às 13h30min em seu auditório o I Encontro de Psicologia Hospitalar. A intenção é fortalecer a atuação destes profissionais nas instituições públicas e privadas da área hospitalar de Joinville, assim como, o ensino da disciplina nas faculdades, visando promover um espaço de confraternização, integração e de esclarecimento das ações do psicólogo.
No Brasil, a psicologia hospitalar teve início em 1954 com Matilde Neder que desenvolveu suas atividades na área de ortopedia e traumatologia da Universidade de São Paulo (USP). No Hospital Municipal São José as atividades de psicologia hospitalar começaram em 1986, e desde então, a instituição, vem ampliando o número de profissionais neste campo. Esta realidade é um reflexo do crescimento e da valorização do profissional psicólogo nos hospitais do país.
Programação:
Dia 25/08/11 – Quinta-feira

13:30h     – Entrega de material
14:00h     – Abertura
     – Mesa Redonda

Tema: Psicologia Hospitalar conhecendo a realidade joinvilense.
Debate com os profissionais:

- Ana Karina Diener (HJAF)
- Fabíola Langaro (CHU)
- Gerson Hermes de Souza (HRHDS)
- Janaina de Almeida (HMSJ)
- Karina Peruzzo Pereira Zimmermann (MDV)
- Maria José Varella de Souza (HDH)
- Rosa Maria Gasparino da Silva (Pró Rim)
16:30h – Café de Integração
16:50h – Mesa Redonda

Tema: A Psicologia Hospitalar nas instituições de ensino.
Apresentação com as instituições de ensino:

- Associação Catarinense de Ensino
- Univille

Informações Adicionais:
Inscrições: gratuitas e limitadas pelo e-mail: srmept@yahoo.com.br
Local: Auditório do Hospital São José (HMSJ), rua: Plácido Gomes, 488 – 3º andar (entrada pelo prédio administrativo). Fone: (47) 3441-6629/6546.


Adilson Corrêa – Assessoria de Comunicação HMSJ – 47 - 96372322

Novo Gerente Técnico.


O médico cirurgião Luis Carlos Ferreira deixou o cargo de gerente técnico do Hospital Municipal São José para dedicar-se a projetos pessoais. O profissional, que é servidor de carreira, permanece atuando no ambulatório e em procedimentos cirúrgicos. Em seu lugar assumiu o médico clínico Jorge Wünsch.
Formado em 1980, na atual Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (RS), Jorge, que atua na clínica geral, após sua formação acadêmica foi trabalhar por intermédio do Ministério da Saúde no Hospital Rafaela de Paula Souza no Rio de Janeiro. Foi também plantonista no Hospital Raul Sertã de Nova Friburgo (RJ).

Em Joinville o médico chegou há dois anos. Atua nos plantões do Hospital Regional Hans Dieter Schimitd e na unidade básica de saúde do bairro Vila Nova, além de fazer parte do corpo clínico do Hospital e Maternidade Bethesda. O Profissional integra ainda, o núcleo de estudos do anti-projeto de políticas públicas da saúde para cidadãos idosos de Joinville. “Foi um convite do Tomio. A idéia é implantar no São José um modelo organizacional hospitalar de gestão participativa”, esclarece Jorge Wünsch.
O diretor presidente Tomio Tomita concluiu em 2010 o curso de Especialização em Gestão da Saúde, cuja tese defendida foi um modelo de gestão que possibilita a continuidade ao planejamento estratégico de um hospital público. “Um dos maiores problemas hoje é a descontinuidade da gestão. Implantar este modelo de colegiado gestor dentro de um hospital público será um desafio. O Jorge chega com a disposição de transformar a teoria, em prática” diz Tomio.
Assessoria de Comunicação HMSJ
Adilson Corrêa – 47 – 96372322.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Mutirão do São José prossegue neste sábado

A idéia de realizar o mutirão de cirurgias surgiu após o término da greve dos servidores públicos do município. O encontro promovido no auditório da instituição reuniu a direção do Hospital Municipal São José e líderes de setores da unidade. O grupo elaborou na ocasião, estratégias a fim de amenizar o impacto causado pela paralisação. Uma das decisões foi a de intensificar uma prática, que ao longo do tempo, vinha sendo utilizada eventualmente no hospital, os mutirões.

Desde então já foram realizados 64 procedimentos. Por especialidades, foram 19 cirurgias ortopédicas (ombro, membro superior e membro inferior), 35 de cirurgia geral (retirada da vesícula por videocolecistectomia) e 10 ortopédicas de joelho (videoartroscopia).

Neste sábado dia 06/08 o mutirão terá seqüência. Serão 15 cirurgias de videocolecistectomia, procedimentos de retirada da vesícula por intermédio da utilização de vídeo. A colecistectomia videolaparoscópica, como é chamada, é uma das operações mais realizadas e mais freqüentes das cirurgias abdominais. O método apresenta muitas vantagens como à diminuição do tempo de cirurgia, internação, intensidade da dor no pós-operatório e menor trauma.

Dentro do critério de escolha dos pacientes atendidos está a obediência à ordem cronológica da fila de espera, todavia, os selecionados não podem ter complicadores de saúde além da necessidade cirúrgica, como cardiopatias ou complicações respiratórias, por exemplo. “Este cuidado contribui para uma recuperação rápida evitando a permanência prolongada nos leitos do setor de internação”, esclarece o diretor presidente do Hospital São José Tomio Tomita. 

Assessoria de Comunicação HMSJ
Adilson Corrêa - 47 - 9637-2322

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Mutirão de cirurgias de joelho

O Hospital Municipal São José prossegue na realização dos mutirões de cirurgias eletivas, prática que foi intensificada após o período de paralisação dos servidores municipais, com a intenção de diminuir a fila de pacientes que esperam por vários tipos de intervenções cirúrgicas. Após o período de greve já foram realizadas 54 cirurgias pelo processo de mutirão – 19 ortopédicas e 35 de vesícula.

Neste sábado dia 30/07 a equipe de ortopedistas, especializada na cirurgia de joelho, irá realizar o procedimento em 10 pacientes previamente selecionados entre a ordem cronológica da fila de espera. O critério para os escolhidos foi não ter complicadores de saúde além da necessidade cirúrgica, como doenças cardíacas ou respiratórias, por exemplo. “Este cuidado contribui para uma recuperação rápida evitando a permanência prolongada nos leitos do setor de internação”, esclarece o diretor presidente do Hospital São José Tomio Tomita. O médico relata ainda que o procedimento invasivo no joelho destes pacientes será feito pelo modo mais avançado para este tipo de tratamento, que é a videoartroscopia, um método por imagem que é prática rotineira nos melhores centros de saúde do país. As maiores vantagens decorrem da maior rapidez na recuperação pós-operatória, pois quase não há cortes para cicatrizar.

Para realizar as videoartroscopias o próprio Hospital São José irá custear as lâminas de shaver, material descartável indispensável para este tipo de operação, já que o Sistema Único de Saúde não pagará por este componente.
Assessoria de Comunicação HMSJ
Adilson Corrêa – 9637-2322

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Doações oficilaizadas

Na quarta-feira (13/7), às 10 horas, aconteceu na sala do memorial do Hospital Municipal São José a entrega oficial de 10 aparelhos condicionadores de ar e 10 refrigeradores de 98 litros à ala oncológica e ainda 59 computadores usados (CPU com monitor) para o setor de patrimônio, bens que foram recebidos por meio de doação.
Presentes estavam o diretor-presidente da unidade hospitalar Tomio Tomita, o vice prefeito Ingo Butzke, o presidente da Schulz S.A. Ovandi Rosennstock e demais convidados.


terça-feira, 12 de julho de 2011

Doações de climatizadores, refrigeradores e computadores para o HMSJ


Nesta quarta-feira (13/07), às 10 horas da manhã na sala do memorial do Hospital Municipal São José, o Diretor-Presidente da unidade Tomio Tomita, fará a entrega oficial de 10 aparelhos condicionadores de ar e 10 refrigeradores de 98 litros à ala oncológica e ainda 59 computadores usados (CPU com monitor) para o setor de patrimônio, bens que foram recebidos por meio de doação.

Os condicionadores de ar e os refrigeradores da marca “Cônsul”, equipamentos novos e já instalados, possibilitaram a climatização do ambiente e a refrigeração de líquidos e sólidos oferecidos aos pacientes em todos os 10 quartos do setor que abriga 25 internados. Os climatizadores melhoram principalmente as condições do doente que é mantido em isolamento já que antes havia apenas um ventilador em cada quarto. A iniciativa da doação partiu do superintendente da Schulz S.A. Ovandi Rosennstock.

Os 59 microcomputadores usados irão possibilitar a integração de mais setores do hospital ao sistema de informática MV 2000, recurso tecnológico que auxilia no gerenciamento hospitalar e que está sendo implementado gradativamente em toda a unidade de saúde. O sistema vai oferecer mais controle no atendimento, gerenciamento financeiro e administrativo. “O prontuário do paciente ficará a disposição do médico pelo processo on line, por exemplo. No gerenciamento de estoque, o responsável pelo setor terá um controle preciso sobre os medicamentos. São detalhes simples, mas muito importantes que no sistema atual não dispomos” explica Nelson Modro Jr. coordenador da área de informática.


Assessoria de Comunicação HMSJ.
Adilson Corrêa – (47) 9637-2322