segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Hospital São José na luta contra o câncer

No Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27 de novembro, o Jornal Notícias do Dia trouxe uma reportagem especial sobre a realidade de pessoas que lutam contra a doença. “Histórias de luta pela vida” conta a rotina e a esperança de quem está internado, ou faz tratamento, na unidade de oncologia do Hospital Municipal São José.


O câncer é a segunda causa de morte no Brasil. Em 2009, o Hospital São José atendeu 18.066 casos da doença – sendo 15.226 moradores de Joinville e 2.840 de outros municípios. Este ano, só até outubro, já são 14.146 casos registrados – 12.080 de Joinville e 2.066 de outros municípios.


O médico Ricardo Polli, radiologista do hospital, apresentou à reportagem do NDia os tratamentos oferecidos na unidade. E, falou das vantagens que o acelerador linear irá trazer, em relação à bomba de cobalto. Na quinta-feira (25), técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) vistoriaram o equipamento. A análise servirá como base para a autorização de seu funcionamento – o relatório final deve ser apresentado nos próximos dias.


De janeiro a outubro deste ano, o São José realizou 26.284 sessões de radioterapia, em 875 pacientes. No mesmo período, foram feitas 11.476 sessões de quimioterapia, em 7.283 pacientes. Durante todo o ano de 2009, foram 30.167 sessões de radioterapia, em 1.089 pacientes; e 12.411 sessões de quimioterapia, em 8.012 pacientes.


O Jornal A Notícia, de sábado (27), também abordou o tema. A edição trouxe os índices de mortalidade da doença, em Joinville, de dez anos para cá. Em 2000, foram registradas 281 mortes por câncer, na cidade. Este ano, de janeiro a julho, já são 293.


As estatísticas mostradas na matéria do AN indicam que o número de vítimas do câncer dobrou, em Joinville, na última década. Em 2000, a média era de cinco mortes por semana. Hoje, são registradas cerca de dez mortes por semana.


Ricardo Polli também falou à reportagem do AN. Para ele, a doença avançou em função do ritmo de vida acelerado das pessoas, seus hábitos alimentares, exposição prolongada ao sol e consumo de álcool e cigarro.


O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura do paciente. São raros os tipos de câncer que podem ser prevenidos, por isso a realização de exames e o cuidado com a saúde são os principais aliados no combate à doença.


O Hospital São José agradece a todos os servidores e colaboradores do setor de oncologia. Agradece, também, a atenção do médico Ricardo Polli, que recebeu prontamente a imprensa, inúmeras vezes. E, em especial, os pacientes Araci Martens, Aline Knopka, Raimundo Alves dos Santos, João Albino Chucorz, Josiane Klitzke e João José da Silva, que tiveram a sensibilidade de compartilhar suas histórias e contribuir para a conscientização da sociedade.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Hospital São José recebe a rainha


Servidora do Hospital São José há um ano, Fernanda Weinrich chegou ao trabalho como nunca antes: feito uma rainha. Natural. Desde que recebeu a coroa da 72º Festa das Flores, a jovem vem mostrando habilidade quando o assunto é administração.

A rainha das flores 2010 tem uma vasta agenda de compromissos, que concilia com os deveres de plebeia. Hoje, Fernanda participou de um programa televisivo e, logo em seguida, correu para bater o cartão no São José.

Com faixa e coroa, a agente administrativa mal pisou no hospital e já precisou atender a pedidos de alguns súditos. Antes que Fernanda pudesse se trocar, os colegas insistiram para tirar fotos. “E tanto fizeram, que acabei indo até o refeitório vestida assim”, conta a bela.

O grupo de voluntárias do São José decorou os espaços com guirlandas e diversos enfeites que pintaram de alegria os ambientes. A recepção do setor de internação, entrada principal de visitas, ganhou um presépio e o maior pinheirinho do hospital.


Mais que colaboradoras, as voluntárias são grandes amigas do São José. E as ações que realizam exprimem o real sentido da palavra doação.


Esta semana, o Poder Legislativo também reconheceu a importância do serviço voluntário para a Saúde de Joinville e região. O vereador Manoel Bento apresentou uma moção que parabeniza o grupo pelos 25 anos de dedicação. O documento oficial, que valoriza a atuação das voluntárias, foi votado e aprovado pela Câmara de Vereadores.




Os corais da Igreja Evangélica Luterana do Brasil também presentearam o Hospital São José com mensagens natalinas.


Há cerca de dez anos, uma vez por semana, os grupos visitam o hospital. Com a aproximação do Natal, as canções de esperança enchem de emoção os corredores.


O Zequinha agradece o carinho!